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Educação continuada em saúde pautada na interdisciplinaridade e na interprofissionalidade

Ana Lefèvre e Andreia de Jesus do Val

 

Mesmo após conclusão de um curso superior, os profissionais da saúde estão sempre em formação, pois precisam se manter atualizados técnica e cientificamente. Desta forma podem buscar soluções para cada nova situação que se apresenta na sua prática profissional.

 

A educação continuada é uma necessidade atual e abrange toda a ação desenvolvida com objetivo de atualização ou aquisição de novas habilidades após a graduação. Este processo de aprendizagem pode acontecer em diversos espaços educativos incluindo o próprio ambiente de trabalho.

 

Na Escola Nacional de Saúde Integrada, ENSI, é oferecido um ensino transversal e interdisciplinar desenvolvido a partir da experiência de um grupo de docentes universitários, de diversas áreas que compartilharam a implementação de disciplinas integradas na graduação. Os projetos pedagógicos desenvolvidos na ENSI envolvem docentes com distintas formações possibilitando trocas de experiências, com a ampliação do olhar e das práticas em saúde.

 

A interdisciplinaridade promove estratégias e condutas que rompem com a fragmentação do cuidado. Ao mesmo tempo que revela as diferenças e as peculiaridades de cada profissão, respeita o espaço individual e identifica os pontos que as aproximam e as que os diferenciam no processo. Profissionais de áreas não-saúde incrementam a experiência formativa ampliando a transversalidade.

 

O profissional de saúde com formação baseada na interdisciplinaridade e interprofissionalidade desenvolve habilidades para a atuação em equipe multiprofissional e torna-se qualificado para buscar soluções compartilhadas.

 

Veja mais em:

IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO CONTINUADA EM SAÚDE

Anais do 29º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia – SBFa

https://sbfa.org.br/plataforma2021/anais-trabalhos-consulta

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